sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Desenvolvendo Querys Compativeis com Todos os SGBDRs com Ajuda do SQL Fiddle

Desenvolvendo Querys Compativeis com Todos os SGBDRs com Ajuda do SQL Fiddle


Sabe quando um amigo lhe pede uma ajuda sobre como desenvolver uma determinada query e você não sabe como explicar, essa é a dica para quem já passou por esse tipo de problema chama-se SQL Fiddle
Muitas vezes não é possível testar uma determinada query por não ter o SGBDR instalado ou está sem uma conexão segura ao SGBDR, então a dica é usar o SQL Fiddle.
Nesse site http://sqlfiddle.com/ ainda existe a possibilidade de verificar como funciona a mesma query nos diversos SGBDRs e suas diversas versões, uma feature interessante para quem desenvolve sistemas multi-SGBDRs.

Segue a dica para trabalhar com SQL Fiddle.

Acessar o SQL Fiddle no seguinte site: http://sqlfiddle.com/ Na primeira coluna coloca-se os comandos DDL (de criação de estrutura, tabelas, views, etc).
Executar com o botão Run Schema.
Na segunda coluna coloca-se os comandos DML (insert, update, delete, selects).
Executar com o botão Run SQL.
Outra observação é que o SQL Fiddle não armazena o cache dos scripts, então há de se rodar toda a query de uma única vez.

Mais uma vez espero ter ajudado.

APdSJC!

Um comentário:

  1. Estou no 3 semestre de analise e des. de sistema e não consigo usar sqlfiddle ao inserir os comandos a tela trava na hora de executar,poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir